Institucional

A Feira Virtual Sisa + foi idealizada em meados de março, no ''II Encontro de Mulheres Empresárias Rurais de Baixas Emissões'', inicialmente para auxiliar produtoras de hortifrutigranjeiro da grande Rio Branco a terem uma nova possibilidade de vender suas mercadorias além das feiras tradicionais, com o serviço de entregas por delivery. Uma semana após o Encontro, a pandemia da Covid-19 se alastrou por vários estados brasileiros e atingiu o Acre, com o governo sendo obrigado a lançar mão de medidas restritivas e de isolamento social para conter o número de infectados.

A alternativa acabou se tornando uma ótima solução para as produtoras rurais de baixas emissões enfrentarem a crise do COVID-19, e mais de 200 pedidos já foram feitos através da Feira Virtual Sisa +. A plataforma (site) foi idealizada pela Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Acre (CDSA), órgão ligado à Secretaria de Industria, Ciência e Tecnologia (Seict), com a colaboração de outros setores do estado e organizações internacionais, com base nas pautas de baixas emissões, de gênero e inclusão social.

A manufatura desses produtos é de base sustentável, ou seja, que não utilizam agrotóxicos nem realizam queimadas ou desmatamentos de novas áreas de florestas, propiciando alimentos frescos para os clientes. O próximo passo nessa estratégia de gerenciamento de pedidos via delivery e drive thru será as próprias mulheres produtoras desenvolverem a capacidade de gerenciar a nova forma de negócio. A loja virtual é fácil de operar e possui produtos disponíveis para entrega, dividida nas categorias: verduras, frutas, legumes e produtos artesanais.  Os pedidos são processados todas as quartas-feiras, com entregas em domicílio ou retirada às sextas–feiras, por meio de sistema drive thru, na Rua Rui Barbosa, nº 17, Centro, em frente ao Estádio José de Melo.

A Feira Sisa + é realizada com recursos do governo da Noruega para Clima e Florestas (NICFI), por meio da administração do Pnud, com parceria do Earth Innovation Institute (EII), apoio da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF-FT), com ações integradas das seguintes instituições do governo do Estado do Acre:Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação dos Serviços Ambientais (IMC), Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet), Gabinete da Primeira-Dama, Secretaria de Estado de Assistência Social, Diretos Humanos e Políticas para Mulheres (SEASDHM) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Mulheres produtoras

+ INCLUSÃO


Mulheres produtoras

+ INCLUSÃO